Tarot Pajem de DinamismoComo primeiro naipe a aparecer neste blog (Arcanos Menores), apresenta-se o Dinamismo, naipe que representa, no Tarot do Mago, os Desauridos – personagens cujos objetivos insondáveis desafiam os limites da realidade compreensível. A essência Dinâmica representa fluxo constante e atividade incansável. No Tarot tradicional, este é o naipe de Espadas, símbolos de ação agressiva cujas lâminas cortam conexões e alteram as circunstâncias para melhor ou pior. O ar é o elemento mercurial atribuído a essas cartas mutáveis.

Virtudes: Coragem, Poder, Vitalidade

Vícios: Medo, Tirania, Caos

Elemento: Ar

Estação: Outono

Pajem/Valete de Dinamismo (Tagarela)

Significado: Agressão

Ativação, Ferocidade, Pensamento prático tangível, Ação sobre idéias

Carta invertida: Ingenuidade, Despreparo, Lassidão, Negligência, Moleza, Enfermidade, Imprevistos

Associação: Batalha

Ele se coloca como um “amortecedor” entre o mundo da mente e as estruturas concretas da realidade externa. Pronto para batalhar com aqueles que ameaçariam suas preciosas crenças, ele segura firmemente o símbolo Dinâmico de sua agressão. Ele é a sentinela da imaginação, a vanguarda da expressão ativa em oposição ao pensamento passivo.

A ação requerida por essa carta é a discrição. Cuidado com o que diz e a quem diz. Pesquise melhor as coisas para esclarecê-las.

Reparem no símbolo da Mente no machado da figura. Espadas é o naipe relacionado às atividades mentais. Qual é o tamanho do estrago que esse personagem pode fazer com a força da mente, muitas vezes traduzida em palavras? Será sua língua tão afiada quanto um machado?

Anúncios